Vitamina B12

Dreams

No outro dia uma amiga comentou comigo que achava incrível que eu (nesta provecta idade) ainda conseguisse dormir por muitas horas (ela me mandou um Whatsapp num domingo de manhã, eu não respondi e ela achou que eu estava dormindo, e estava mesmo).

Talvez isso se deva ao fato de eu tomar vitaminas do complexo B. Há muito tempo eu descobri que a combinação de vitamina B6 e magnésio me fazia muito bem e me tranquilizava, sobretudo quando eu tinha TPM (a minha era das bravas!).

Aqui no Brasil só recentemente descobri que essa combinação é vendida já pronta na farmácia e portanto enquanto isso andei tomando complexo B, o que pode explicar meu sono de adolescente.

O fato é que à medida em que envelhecemos, absorvemos cada vez menos vitamina B12, ou porque não obtemos o suficiente através da dieta ou porque não conseguimos absorvê-la no intestino. Lendo um artigo no site do Dr. Mercola, vi que não só vegetarianos e veganos podem ter deficiência de vitamina B12 (esta se encontra sobretudo em produtos de origem animal).

Se você se sente cansada, fraca, sem apetite, com prisão de ventre e gases, mudanças de humor, falhas de memória e insônia, talvez valha a pena experimentar a vitamina B12, porque mesmo que coma muita carne, frango, fígado, ovos, levedo de cerveja, arenque, cavala, leite, laticínios e frutos do mar, com a idade o corpo não consegue absorvê-la a partir dos intestinos.

A vitamina B12 precisa de uma proteína para ser absorvida (fator intrínseco) e como esta é produzida pelo estômago, pessoas com pouca saúde gastrointestinal também não conseguem absorvê-la.

Claro está que é sempre bom conversar com um médico geriatra ou clínico geral, mas como sempre, conto o que eu faço e o fato é que ando dormindo muito bem, além de estar cheia de energia.