Ninguém imagina que a beterraba seja um legume super saudável: tem muito folato e betaína, que reduzem o risco de doença cardíaca, vitamina C, ferro, manganês, potássio e os fitonutrientes que lhe dão a cor são anticancerígenos.
Além disso, parece que o suco de beterraba diminui a pressão sanguínea e melhora o desempenho de atletas. Também é um diurético natural e tem alto teor de fibra.
Pessoalmente não era grande fã de beterrabas até provar a receita que vai abaixo.
É uma receita do sul da Índia, que se pode comer como prato principal com arroz ou como acompanhamento a uma carne ou peixe.
– 2 c. de sopa de óleo de coco
– 1 c. de chá de óleo de gergelim torrado
– 2 c. de sopa de folhas de curry (opcional, porque difíceis de achar por aqui)
– 4 pimentas malaguetas verdes sem sementes, picadas finamente (quem não gosta, pode diminuir a quantidade)
– 1 c. de chá de gengibre picado
– 3 cebolas roxas picadas finamente
– 4 beterrabas descascadas e cortadas em palitos
– 2 c. de sopa de vinagre de coco ou de maçã
– 1 c. de chá de sementes de cominho moídas
– 2 c. de chá de açúcar (também opcional)
– 1 xícara (250 ml) de leite de coco
Aqueça os dois óleos numa frigideira e frite as folhas de curry, pimentas, cebolas roxas e gengibre até murcharem. Acrescente o cominho e frite por 20 segundos; em seguida, acrescente a beterraba, mexendo para envolvê-la com as especiarias.
Junte o vinagre, sal e açúcar e mexa até a beterraba amolecer, por cerca de 2 minutos. Acrescente o leite de coco,cubra e cozinhe por 15 minutos até a beterraba estar macia.
Tire do fogo, experimente e ajuste os temperos – pode ser preciso mais sal. Enfeite com mais folhas de curry ou coentro e sirva.