Vocês não vão acreditar, mas eu adoro couve-flor; em salada, com tahine, e em sopa, então, acho uma delícia! Além do que é um desses super alimentos, que combate uma série de doenças além de ser pouco calórica.
Como tenho muitos amigos no Hemisfério Norte, achei que essa receita viria a calhar depois dos exageros natalinos.
É bem verdade que não é a receita que faço normalmente em casa, que não leva creme de leite, leva menos alho e um pouco de cúrcuma para dar cor. Mas esta receita é deliciosa e reconfortante.
Para 6 pessoas
– 1 cabeça de alho
– 4 colheres de soa de azeite divididas
– 2 cabeças de couve-flor divididas em ramos
– 1 cebola picada
– 5 xícaras de caldo de legumes
– 1 folha de louro
– 3 ramos de tomilho
– ½ xícara de creme de leite espesso
– sal marinho e pimenta-do-reino
Pré-aqueça o forno a 425o F (220oC) e unte uma assadeira ligeiramente com azeite ou óleo.
Corte meio centímetro do topo da cabeça de alho para expor a parte de cima dos dentes. Envolva o alho em papel alumínio e borrife-o com uma colher de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta e feche bem a folha de alumínio.
Coloque os ramos de couve-flor numa única camada na assadeira untada e borrife-os com duas colheres de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta e misture para cobrir todos os ramos.
Coloque o alho na assadeira e asse o alho e a couve-flor até estarem macios e dourados (mais ou menos de 30 a 35 minutos). Deixe o alho esfriar antes de descascá-lo.
Aqueça a colher de azeite restante numa panela de fundo triplo em fogo médio. Refogue a cebola por no mínimo cinco minutos até ficar macia e transparente. Despeje o caldo de legumes, os ramos de tomilho e a folha de louro e ferva. Baixe o fogo e deixe ferver por mais cinco minutos.
Acrescente a couve-flor e o alho e ferve . Baixe o fogo e deixe em fervura branda até a couve-flor começar a desmanchar (mais dez minutos). Bata com um mixer de imersão até conseguir a consistência desejada.
Acrescente o creme de leite (grosso) e tempere com sal e pimenta.
Se ficar muito espessa, é só acrescentar mais caldo de legumes.