Agora que o outono parece finalmente ter chegado a São Paulo, vou dar algumas receitas mais adaptadas a temperaturas mais baixinhas (claro que nosso outono e inverno são muito mais amenos que os do Hemisfério Norte , mas passar de mais de 30 C para algo como 20 C representa uma queda abrupta de dez graus e produz uma sensação de frio).
Nas estações mais frias, gosto muito de sopas, e vou dar uma receita básica que pode ser utilizada para uma série de sopas com ingredientes diferentes, como por exemplo, brócolos, espinafre, abóbora, cenoura, couve-flor. Às vezes misturo couve-flor com abóbora, brócolos com couve-flor e assim por diante.
Receita básica:
Uso óleo de coco ou manteiga clarificada (o ghee indiano) porque resistem a altas temperaturas, mas se pode usar azeite também.
Refogo uma cebola picada ou duas (depende da quantidade de sopa) por pelo menos cinco minutos, até ela murchar, e depois refogo dois ou três dentes de alho, gengibre picado ou ralado, uma pimenta dedo de moça (ou malagueta, para quem gosta).
Depois acrescento uma colher de sobremesa de cúrcuma, frito um pouco (pode-se adicionar um pouco de água para ela não queimar) e depois o legume em questão, picado em pedaços.
Acrescento leite desnatado ou caldo de frango (feito em casa com a carcaça, cenoura, salsinha, alho poró) e deixo cozinhar até o legume ficar tenro.
Em seguida, bato tudo com um mixer de mão (em Portugal, com a varinha mágica) e está pronta uma deliciosa sopa super saudável e nada engordativa.
Pode-se por um fiozinho de azeite cru quando a sopa estiver servida nos pratos.