O benefício inesperado de hábitos saudáveis

GloriosaFoto: www.easyhealthoptions.com.

Gostei tanto deste artigo que resolvi traduzi-lo para minhas leitoras. O título do artigo pode ser traduzido como “O benefício inesperado de hábitos saudáveis”, por Margaret Cantwell e publicado numa das circulares que recebo: Easy Health Options Home >> Healthy Living.

Fazer o que é bom para si requer prática… e autocontrole. E ninguém jamais disse que é fácil (ninguém tampouco acreditou).

É difícil renunciar a junk food e arrancar-se do sofá confortável para fazer uma caminhada rápida. Mas adquirir autocontrole fica mais fácil se você conseguir. E não pela razão que se poderia esperar…
Sabe-se que quanto mais tempo se faz alguma coisa, quanto mais habituados a fazê-la, mais fácil fica. Mas há uma razão mais animadora pela qual hábitos saudáveis ficam mais fáceis com o passar do tempo.
Quando fazemos escolhas saudáveis, estas mudam a maneira com que funciona nosso cérebro, e adquirimos vantagens em termos de autocontrole, fixação e cumprimento de metas, resistência a tentações e solução de problemas.

Gloriosa

Isto porque um estilo de vida saudável – e especialmente exercícios – fortalece a função executiva do cérebro, um grupo de faculdades mentais executadas pelo lobo frontal. Essas habilidades estão entre as mais importantes do cérebro, pois ajudam a executar grandes e pequenas tarefas.

Pesquisadores da Universidade de Aberdeen, da Universidade de Stirling and da University College Dublin recentemente descobriram que pessoas que se exercitam têm melhor função executiva. Isto significa que se você consegue adquirir a disciplina e autocontrole para se exercitar, será recompensado com mais disciplina e autocontrole, entre outros benefícios cerebrais.

De fato, exercício e função executiva trabalham conjuntamente no que se chama de círculo virtuoso (oposto ao círculo vicioso). Um círculo virtuoso acontece quando duas coisas se alimentam para produzir um resultado positivo. Também é conhecido como círculo de feedback positivo.

E exercício e função executiva são um perfeito exemplo de um ciclo que funciona a seu favor: quanto mais você se exercita, melhor sua função executiva (inclusive seu autocontrole e comprometimento), e mais fácil exercitar-se novamente.

Embora não o tenham analisado neste estudo, os pesquisadores acreditam que a alimentação saudável também cria um círculo virtuoso com a função executiva. Ou seja, quanto mais saudável sua alimentação, mais fácil controlar a compulsão alimentar, porque seu autocontrole se torna cada vez mais forte.
Este ciclo não é sempre virtuoso: pode operar na direção oposta também.

Gloriosa

Isto quer dizer que se você não se exercita e não come de maneira saudável, sua função executiva piora, o que por sua vez torna mais difícil o autocontrole para se exercitar e comer bem. Este, claro, seria o círculo vicioso.

Mas sabemos como transformar o círculo de vicioso a virtuoso: resista durante alguns dias ou semanas difíceis, consciente de que será recompensado por um cérebro que está melhor equipado para resistir a tentações, atingir seus objetivos e ir até o final.

E não se esqueça: os benefícios de uma função executiva fortalecida não são apenas úteis para se manter em boa saúde. Eles se expandem para outras áreas de sua vida também. Sua vida profissional e pessoal também vão florescer se sua função executiva estiver aguçada. Se esta estiver em pleno funcionamento, não há nada que o impeça de alcançar muitas das coisas que sempre quis na vida. Afinal, quantas vezes a falta de foco, autocontrole e organização o impediu de realizar seus sonhos?

Assim, na próxima vez em que estiver lutando com o autocontrole para comer bem e se exercitar, lembre-se do que está em jogo. Algumas sessões de exercício podem colocá-lo não apenas no caminho de um corpo mais saudável mas sobretudo de uma vida melhor.

Postado na categoria Blog