Uma colega muito querida queixou-se há tempos de estar com a pressão alta. Fiquei surpreendida porque ela é vegetariana, não fuma, não bebe e é magra, além de praticar meditação e mindfulness.
Obviamente há aí fatores genéticos e hereditários, mas decidi pesquisar sobre o assunto. É claro que ela tem de continuar tomando a medicação hipertensiva, mas há algumas coisas que podem ajudar a manter a pressão arterial baixa, como deixar de tomar café (é, querida, sei que v. gosta e é uma chatice, mas paciência: parece que a cafeína aumenta mesmo a pressão) e começar a se exercitar pelo menos três vezes por semana (não sei como ela vai encaixar isso na agenda já sobrecarregada).
Parece também que uma maior exposição à luz do sol ajuda (para sintetizar vitamina D3), além de certos alimentos, como a beterraba e a respiração pelo nariz, para ajudar a aumentar os níveis de óxido nítrico, que relaxam as artérias.
O suco de beterraba, além de baixar a pressão, é tomado por atletas antes de se exercitar porque estudos comprovam que aumenta a resistência e o desempenho de atletas.
Como sugestão à minha amiga, além do suco e da receita indiana que consta do blog, proponho uma receita muito gostosa do livro do Luiz Cintra, Um Chef Sem Segredos,
à página 108:
Salada com chèvre e beterrabas
3 beterrabas médias
1 baguette amanhecida
200 g de queijo de cabra (prefiro um queijo macio,tipo boursin)
1 c. de sopa de salsinha picada
1 c. de sopa de cebola picada
1 c. de sopa de manteiga
1 dente de alho
sal e pimenta do reino
Para a salada verde:
6 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de vinagre de framboesa
6 folhas de hortelã
12 folhas de manjericão
1 ramo pequeno de dill (endro)
6 folhas de sálvia
alface roxa
alface frisée
endívias
radicchio
sal grosso
grãos de pimenta-do-reino
Lave as beterrabas inteiras, embrulhe em papel alumínio e leve ao forno por cerca de uma hora ou até ficarem macias. Reserve e deixe esfriar.
Amasse o queijo de cabra com a salsinha e a cebola picadas. Tempero com sal e pimenta. Corte a baguette em faticas de 2 cm de espessura, passe um pouco de manteiga em cada torrada e leve ao forno para tostar levemente. Retire do forno e esfregue rapidamente cada torrada com o dente de alho. Cubra cada uma com a mistura de queijo e reserve.
Triture grosseiramente o sal grosso e a pimenta-do-reino.
Coloque as folhas verdes e um pouco das ervas numa tigela, rasgando-as grosseiramente com as mãos.
Regue com o vinagre e com o azeite. Salpique com o sal grosso e os grãos de pimenta triturados e misture tudo muito bem com as mãos.
Leve as torradas de chèvre ao forno para aquecer.
Descasque e corte as beterrabas em rodelas de 1 cm. Arrume em pratos individuais um pouco de folhas verdes e coloque sobre elas algumas fatias de beterraba assada.
Ponha as torradas sobre as beterrabas. Regue com um fio de azeite e sirva.
DICA (de Luiz Cintra): Prepare o vinagre de framboesa colocando ½ xícara de framboesas frescas em 2 xícaras de vinagre branco preferencialmente de arroz. Agite bem e deixe descansar por uma semana. Coe o vinagre e utilize em saladas. É fantástico. Conserve em geladeira para uma maior durabilidade.