Basbousa (Doce árabe)

basbousa

Bem, já que estamos falando de doces hoje, resolvi traduzir uma receita que vi no site de um chef indiano (Varevah) de quem gosto muito. Ele é muito simpático e as receitas ficam muito boas. Depois desta de doce, vou colocar duas de frango que têm tudo para agradar o paladar dos brasileiros.

Esta receita me lembra um pouco um doce que minha avó e tias faziam, o aristelaus, por ser também com semolina e ter a famosa calda com água de flor de laranjeira, muito típica dos doces árabes.

Ingredientes

– 1 xícara de leite
– 1 ¼ xícara de semolina fina
– 1 ½ xícara de coco ralado
– ½ xícara de farinha de trigo
– ¾ xícara de açúcar
– 1 c. de chá de fermento
– 1 ovo
– 110 g de manteiga sem sal derretida
– Amêndoas inteiras sem pele torradas

Misturar bem primeiramente os ingredientes secos e depois acrescentar o leite, o ovo e a manteiga derretida.
Colocar num pirex untado com manteiga e com uma faca trace losangos ou quadrados na superfície do doce. Não é preciso enfiar a faca até o fim. Isso será feito quando o doce sair do forno, a 190oC por 40 minutos.

Enquanto isso, faça a calda:

Ingredientes

– 1 ½ xícara de açúcar
– 1 ½ xícara de água
– gotas de suco de limão
– gotas de água de flor de laranjeira

Levar ao fogo brando até o açúcar derreter completamente (cerca de dez minutos) e acrescentar o suco de limão para a calda ficar transparente. Depois de tirar do fogo, acrescentar uma c. de chá de água de flor de laranjeira.

Veja se o doce ficou dourado na superfície e espete um palito para ver se sai seco. Se ficou, tire-o do forno e despeje a calda enquanto o doce está quente. Corte-o até o fundo nos quadrados ou losangos marcados anteriormente. Pode-se também por uma amêndoa torrada em cima de cada um.

Depois ponha-o novamente no forno por cerca de 15 minutos.
Deixe esfriar de preferência por uma hora para retirar os pedaços e servir.