Aproveitando a onda de frio em São Paulo e a temporada da batata doce, procurei uma receita que contivesse abóbora (conhecida por ter muita fibra e betacaroteno) e batata doce ( muito recomendada por ter baixo índice glicêmico e não causar picos de insulina, além de ter alto teor de vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B, essenciais para a pele e formação do colágeno).
Podemos melhorar muito a elasticidade e o brilho da pele simplesmente com uma alimentação melhor.
Achei uma receita de Paula Campos Sargi num blog chamado Tudogostoso, a quem gostaria de dar os créditos. No entanto, fiz algumas modificações à mesma, por conta do que aprendi sobre a cozinha indiana. Acrescentei uma cebola picada que não consta da receita original, e em vez do pó de curry já pronto, usei cúrcuma e semente de coentro moída separadas. Além disso, omiti a rúcula picada que ela coloca no final.
Valeu! Ficou ótima, saudável e nutritiva!
Preparo: 30 minutos
Rendimento: 8 porções (deu 4 tupperwares bem cheinhos)
Ingredientes:
– 400 g de batata doce descascada e picada
– 300 g de abóbora
– 1 cebola picada
– 3 dentes de alho amassado
– 4 c. de sopa de azeite (eu prefiro óleo de coco)
– 2 c. de sopa de pimenta rosa em grão (omiti)
– 1 c. de chá de curry (usei 1 c. de sopa de cúrcuma e outra de semente de coentro moída)
– 1 pimenta malagueta picada (usei uma dedo-de-moça picada)
– 1 xícara de chá de leite de coco
– coentro fresco picado
– rúcula picada (omiti)
– sal
Refogue a cebola no óleo de coco por cerca de dez minutos e depois acrescente o alho, gengibre e a pimenta dedo-de-moça por mais um minuto. En seguida, acrescente a cúrcuma e a semente de coentro moída e refogue por mais um minuto.
A seguir, acrescente a abóbora e a batata doce com um pouco de água e sal e ferva até cozinhar. Depois de cozidas, remova a panela do fogo e bata com um mixer (batedeira de imersão) ou no liquidificador. Ponha a panela de volta ao fogo, acrescente o leite de coco e mexa para não talhar. Acrescente o coentro fresco picado e sirva.
Bom apetite!