Almoço de Páscoa

Bacalhau

A Páscoa está chegando e começou o debate sobre o que fazer para o almoço do domingo. Minha mãe lembrou-se de uma receita de bacalhau que um ex-namorado alentejano que tive chamava de “Bacalhau Dourado” e com saudades de casa pediu a ela que fizesse no Natal.

Mas a receita que tínhamos era meio a olho, então decidi pedir socorro para uma amiga luso-brasileira, Mônica Freitas, que atualmente vive em Lisboa.

Mônica me respondeu prontamente e aí vai a receita para vocês. Em Portugal o prato de bacalhau é geralmente servido simplesmente com uma salada. Mônica sugeriu uma salada de tomates, mas eu provavelmente vou fazer uma daquelas que misturam doce e salgado: ou beterraba com queijo de cabra ou abóbora assada com radicchio e queijo de cabra.

BACALHAU DOURADO (BACALHAU À BRÁS)

– ½ kg de bacalhau demolhado e desfiado
– ½ kg de cebola cortada em rodelas muito finas
– 4 dentes de alho
– ½ kg de batata palha
– ½ dúzia de ovos batidos
– 100 g de azeitonas portuguesas
– salsa picadinha para enfeitar

Refogar a cebola no azeite sem deixar queimar, mas reduzir e deixar bem macia. Juntas o alho bem picadinho e fritar o bacalhau desfiado nesse refogado. Depois juntar a batata palha e quando estiver bem envolvida acrescentar os ovos batidos temperados com sal e pimenta moída na hora. Enfeitar com azeitonas e salsinha