Neste blog resolvi falar de coisas que podemos mudar em nossa alimentação e outros hábitos para poder viver mais e melhor.
No entanto, é sabido que uma das coisas mais difíceis na vida é mudarmos nossos hábitos, sobretudo quando há tantas tentações e pressões contrárias, e o cérebro tende a preferir gratificação instantânea, em vez de uma gratificação posterior: por exemplo, comer mousse de chocolate agora, ao invés de entrar no vestido que ficou apertado (o que exigiria um esforço por mais tempo).
Só gostaria de lembrar que é um dia de cada vez: são pequenas escolhas que vamos fazendo, como aumentar a quantidade de fibra em nossa alimentação (frutas e verduras), tomar mais água, andar pelo menos 3 vezes por semana durante 30 minutos, comer menos doces e massas, e assim por diante. Mas não tente fazer tudo ao mesmo tempo; acho que o ideal é incorporar uma coisa de cada vez.
São pequenas modificações que no final se tornam automatismos. Só que nem sempre é fácil. Eu, por exemplo, adoro uma coxinha e uma fritura e de vez em quando também fico com preguiça de levantar do sofá, desligar a internet e ir andar ou ir para a academia.
Mas observo gente que se mantém magra e vejo que há sobretudo muita disciplina e boas escolhas no dia a dia.
E também de vez em quando podemos “meter o pé na jaca”, exagerando no sorvete, na pizza, no vinho.
No dia seguinte, simplesmente voltamos a nossos hábitos cotidianos mais saudáveis.
Não desanimem: é um passo de cada vez até que fique automático. Tente por alguma coisa em prática imediatamente, porque não podemos confiar numa força de vontade futura, que geralmente não vem.