Fui jantar com amigos recentemente e no restaurante onde fomos pedi esta maravilhosa sopa tailandesa, que não é muito fácil de se encontrar por aí.
Além do frango e do leite de coco, há cogumelos (o restaurante usou shitake) e além disso acrescentaram raminhos de broccoli, o que não é muito comum, mas acrescentou mais um ingrediente saudável à sopa. Experimentem!
Ingredientes
– 1 xícara de caldo de frango
– 2 raízes de erva-cidreira
– 1 pedaço pequeno de gengibre descascado e picado (+- 4 cm)
– 3 folhas de limoeiro (na Tailândia eles usam um limão que se chama kaffir lime. Como nunca o vi por aqui, uso folhas de limoeiro ou casca de limão ralada)
– 400 g de carne de frango picada
– 100 g de cogumelos (shitake são uma boa opção) limpos e picados em pedaços não muito pequenos
– 1 c. de chá de sal
– 4 c. de sopa de suco de limão
– 3 c. de sopa de molho de peixe (nam pla, hoje em dia mais fácil de se encontrar)
– ½ c. de açúcar mascavo
– 4 xícaras de leite de coco
– 2 pimentas malaguetas (para quem gosta) ou então 1 pimenta dedo-de-moça, menos picante
Ponha o caldo de frango numa panela, acrescente a raiz de erva-cidreira, o gengibre e as folhas de limoeiro (ou casca de limão ralada a gosto). Leve a ferver em fogo médio. Acrescente o frango, cogumelos, sal, suco de limão, molho de peixe e açúcar.
Coza lentamente, sem tampar por 10 minutos, e então acrescente o leite de coco e as pimentas. Leve quase à fervura (mas não permita a fervura completa, porque isso talha o leite de coco) mexendo com frequência. Retire do fogo e sirva.
Se quiser, enfeite com ramos de coentro ou manjericão e uma pimenta dedo-de-moça cortada diagonalmente.
Esta receita foi tirada do livro: The Food of Thailand, Authentic Recipes from the Golden Kingdom, Periplus World Cookbook.