Já se conhecem há tempo os benefícios dos ácidos graxos ômega-3 para manter a memória e até para combater a depressão e distúrbios do humor.
Mas pesquisadores da Universidade de Guehph, em Ontário, Canadá, descobriram outras propriedades do ácido EPA (eicosapentaenóico) e do DHA (docosahexaenóico).
Fizeram uma pesquisa com várias mulheres saudáveis (idade média 66 anos) divididas em dois grupos. Um grupo tomou 3 g de ácidos graxos ômega-3 ao passo que o outro grupo tomou um placebo durante 12 semanas.
Os pesquisadores descobriram que o ômega-3 ajuda a queimar gordura, aumentando a taxa metabólica em repouso em 14%., além de aumentá-la durante o exercício. Aumenta também a massa magra (em 4%) e reduz a dor associada à osteoporose, artrite reumatóide, diabetes, além de resultar num corpo mais tonificado.
Além disso, reduziu os triglicérides em 29% quando comparado ao grupo placebo.
(Os triglicérides são um tipo de gordura que circula na corrente sanguínea e que aumenta o risco de doença coronariana, acidentes vasculares cerebrais e infarto agudo do miocárdio).
Níveis altos de triglicérides podem ser sinal de obesidade, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 sem tratamento adequado, doença hepática ou renal ou hipotiroidismo.
Os ácidos ômega-3 também reduzem a frequência cardíaca em repouso e em exercício e este é uma vantagem não negligenciável, porque mesmo pequenas reduções na frequência cardíaca são benéficas.
Pesquisadores italianos relataram que uma frequência cardíaca em repouso superior a 70 bpm aumenta o risco de morte por doença cardíaca em pelo menos 78%.
O novo padrão para a frequência cardíaca em repouso está entre 50 a 70 bpm, de acordo com a Dra. Suzane Steinbaum, Diretora da Dpto. de Saúde Cardíaca da Mulher do Lennox Hill Hospital.
Além de suplementos de ômega-3 (óleo de peixe ou krill – que é o que tomo diariamente), podemos encontrar esses ácidos em peixes gordos como sardinhas, salmão, atum, e também na linhaça, nozes, etc.
Que tal um paté de sardinhas de aperitivo ou um salmão ao forno? Ou uma salada niçoise com atum?